Secretaria de

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife promove a décima edição da Semana Municipal da Capoeira, organizada pela Gerência de Igualdade Racial, em parceria com o Fórum de Políticas Públicas para Capoeira (FPPC). O evento gratuito, que acontece presencialmente de 1º a 6 de setembro, tem como objetivo destacar e reforçar a capoeira como prática de educação, esporte e arte. As inscrições são realizadas no local e dia onde cada ação será realizada (vide serviço). O tema dessa edição é “Capoeira: Símbolo de Combate e Resistência” e a abertura ocorrerá no Museu da Abolição, localizado no bairro da Madalena.

Durante os demais dias, serão realizadas mais de dez ações entre oficinas, palestras e rodas de capoeira em diversos pontos da cidade. Conforme destaca o gerente de Igualdade Racial, Marcelo Diniz, a proposta é fomentar e assegurar os direitos socioculturais, valorizando e dando visibilidade à capoeira e suas especificidades. Serão apresentados trabalhos, realizadas oficinas, palestras, rodas de capoeira e outras atividades, contribuindo para o entendimento multidisciplinar, polissêmico e diverso da arte da capoeira. “A Semana Municipal da Capoeira é uma oportunidade para fortalecer um dos maiores símbolos da cultura afro-brasileira, que combina luta, dança, música, história e metodologias próprias de passagem de conhecimento”, ressalta Diniz.

A capoeira, além de ser uma manifestação cultural, é reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil desde 2008. Nesse sentido, a promoção desse evento reforça a importância de preservar a capoeira como uma prática que contribui para a educação, o esporte e a formação artística dos indivíduos. Além disso, a Semana Municipal da Capoeira proporciona o encontro e a integração entre praticantes, mestres, pesquisadores e admiradores dessa manifestação cultural tão rica e expressiva, fomentando a visibilidade da capoeira e o reconhecimento de seu valor sociocultural, numa demonstração clara de combate e resistência.

“É fundamental que a sociedade reconheça a capoeira como uma prática inclusiva, que promove a igualdade, o respeito e a valorização da diversidade cultural”, destaca Marcelo Diniz. Através das atividades propostas durante a semana, busca-se sensibilizar a população acerca da importância dessa manifestação cultural, assim como estimular seu desenvolvimento e reconhecimento.

João Elias Barbosa Júnior, o Mestre Pintado, coordenador Geral do Fórum de Políticas Públicas para Capoeira, ressalta que a Semana da Capoeira é um evento onde a capoeira é mostrada com todas as suas faces, a exemplo da educação, da arte, da dança e da luta. “É um evento que agrega todos e todas as raças, mulheres, homens, pessoas com deficiência, um evento onde há espaço para todos, um momento para reivindicar a história do povo negro que tem como carro-chefe a capoeira”, enfatiza Mestre Pintado.

01/09 (Sexta-feira)
Abertura da 10º Semana Municipal da Capoeira.
Local: Museu da Abolição, no bairro da Madalena

02/09 (Sábado)
Oficina e Roda de Capoeira com o Mestre Peu
Local: Mercado de São José
Horários: 9h às 10h Oficina
10h às 12h Roda de Capoeira

Oficina com o Mestre Pijama
Local: Espaço Jungle Fitness. Rua Alderico Pereira – Campo Grande
Evento aberto à participação do público

Palestra com Mestre Jorge Andrade sobre Estado X A Capoeira Símbolo de Resistência
Local: Morro da Conceição, Academia da cidade.

03/09 (domingo)
Viva Guararapes com Roda de Capoeira e Aulão de Capoeira
com a Mestra Shirley
Local: Avenida Guararapes
Horários: 10h às 17h

04/09 (Segunda-feira)

Roda de diálogo com a temática: Capoeira esporte de criação nacional. Terá como facilitador o Mestre Mulatinho
Local: Paço do Frevo (Sala Nelson Ferreira)

Oficina de Capoeira com Mestre Lua
Local: Convento São Félix de Cantalice, igreja de frei Damião no Pina.

05/09 (terça-feira)

Oficina de Capoeira com Mestre Pintado
Local: Instituto de Cegos
R. Guilherme Pinto, 146 – Graças, Recife – PE, 52011-210