Secretaria de

Quem procurar?

Se a situação estiver acontecendo neste momento, você pode fazer sua denúncia presencialmente em qualquer delegacia, mas se for possível, faça isso preferencialmente na Delegacia de Desaparecidos e de Proteção à Pessoa que é a referência para casos de crimes de motivação racial no Recife. Ela possui WhatsApp, atendendo pelo número (81) 99488-7122. Se não for possível utilizar o WhatsApp, você também pode ligar para o número 190. Esta é uma medida importante para evitar situações ainda mais violentas e impedir que a pessoa autora utilize o recurso de livrar-se do flagrante. Caso você esteja numa delegacia realizando a denúncia, lembre sempre de narrar os fatos com a maior riqueza de detalhes possível, fazer constar do registro o seu desejo de que a pessoa seja processada e também o fato de que não se trata de crime de menor potencial ofensivo e precisa ser investigado através de inquérito.

Se a situação já ocorreu, assim que puder, denuncie aqui o quanto antes, pois, dependendo da interpretação da autoridade policial, o prazo limite para denúncia poderá ser de seis meses. É importante utilizar a Plataforma Recife Sem Racismo mesmo que você já tenha realizado a denúncia formalmente em uma delegacia, pois esses dados serão úteis para o estudo e aprofundamento da Política de Promoção da Igualdade Racial do Recife.

Se você já fez a denúncia e mesmo assim a investigação não teve andamento, você pode realizar a denúncia aqui na plataforma para que, ao encaminharmos sua denúncia, informemos aos órgãos competentes a existência do registro anterior junto aos mesmos.